O que é e para que serve o certificado digital?

Tema(s): Abrir empresa, Certificado Digital, Contabilidade, Glossário, Lucro Presumido, Simples Nacional

Hoje em dia, algumas obrigações exigidas pela Receita Federal só podem ser cumpridas utilizando o certificado digital e há uma tendência de que esta necessidade se expanda para todos órgãos públicos relevantes.

Caso seu contador já tenha mencionado sobre a necessidade de adquirir o certificado digital e você não sabe o que é nem para que serve, respondemos abaixo essas questões.

O que é?

O certificado digital é um arquivo eletrônico cuja principal função é identificar e garantir a segurança de pessoas jurídicas no acesso a serviços online e à integridade das informações nas transações feitas através da internet.

Para que serve?

Uma série de serviços que eram feitos presencialmente, hoje podem ser facilmente realizados via internet, o que agiliza nossa vida, mas também pode trazer diversos riscos à segurança das informações e à transmissão de dados.

Por isso, o certificado digital se tornou a principal forma de acesso aos serviços online, já que é um instrumento considerado extremamente seguro e eficiente na troca de informações através da web.

Veja abaixo alguns dos serviços que já podem ser acessados utilizando o certificado digital:

  • Consulta à Situação Fiscal das Pessoas Físicas e Jurídicas;
  • Cópia e visualização das principais declarações enviadas ( DIPJ, DCTF, IRPF, DACON, DIRF);
  • Parcelamento eletrônico on-line de débitos Pessoas Físicas e Jurídicas;
  • Agendamento eletrônico das Pessoas Físicas para atendimento na Receita Federal.

Saiba mais em: Por que minha empresa precisa de Certificado Digital?