Como declarar o pro-labore e o lucro da sua empresa no seu IRPF – Imposto de Renda para empresários

Tema(s): Contabilidade Online

Chegou o momento de entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, e quem é sócio de uma empresa pode estar dispensado de entregá-la ou não, a depender dos rendimentos obtidos da sua empresa, e demais rendimentos de outras fontes.

Ao fim de cada exercício (um exercício corresponde a um ano), o contador responsável por sua empresa deve preparar um documento chamado “Informe de Rendimentos” contendo as informações necessárias sobre recebimento de pro-labore e distribuição de lucros (ou dividendos) para que os sócios da empresa possam declarar no imposto de renda pessoa física.

Neste artigo você vai aprender a declarar o pro-labore retirado da sua empresa e também a distribuição de lucros, presentes no seu Informe de Rendimentos.

Os clientes da Agilize Contabilidade Online recebem os seus Informes de Rendimentos através do Painel de Controle Online, e lá mesmo podem solicitar ajustes no cálculo de maneira simples e prática. Se você é cliente Agilize, siga as instruções sobre como obter o seu Informe de Rendimentos.

Como declarar o pro-labore dos sócios de uma empresa

O pro-labore dos sócios é considerado um rendimento tributável, pois gera contribuição para o INSS, e em alguns casos também gera contribuição para a Receita Federal. Empresários que façam retirada de pró-labore devem declarar estas retiradas em sua declaração de imposto de renda, na parte de rendimentos tributáveis.

Verifique abaixo onde encontrar os rendimentos tributáveis no seu informe de rendimentos:

rendimentos-tributaveis-deducoes-imposto-retido-na-fonte

Estes dados devem ser cadastrados na seguinte seção do programa IRPF:

irpf-rendimentos-tributaveis

Preencha também os campos CNPJ da Fonte Pagadora (Sua empresa) e Nome da Fonte Pagadora  (Razão social da empresa).

Como declarar o lucro dos sócios de uma empresa

rendimentos-isentos-e-nao-tributaveis

O lucro proveniente da distribuição de lucros da uma empresa é considerado um rendimento não tributável, uma vez que já sofreu tributação através dos impostos pagos pelas notas fiscais emitidas ao longo do ano anterior.

Cada empresário deve declarar o rendimento que lhe corresponde conforme a distribuição de cotas registrada no contrato social da empresa da qual é sócio.

Para declarar o lucro da sua empresa, você deve acessar a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no menu lateral esquerdo do sistema IRPF da Receita Federal. A imagem ao lado direito ilustra a localização deste item.

No item “Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”, clique no ícone indicado abaixo:

Lucros e Dividendos

Quadro Auxiliar para Transporte de Valor

No “quadro auxiliar para transporte de valor” que vai aparecer, clique no botão “Novo”.

Colete os valor dos rendimentos não tributáveis a partir do seu informe de rendimentos, no local indicado abaixo:

rendimentos-isentos-e-nao-tributaveis-informe

RendimentosEm seguida, preencha os campos CNPJ da Fonte Pagadora (Sua empresa), Nome da Fonte Pagadora  (Razão social da empresa) e Valor. O valor a ser declarado neste último campo está disponível na seção de rendimentos isentos e não tributáveis do seu informe de rendimentos. Depois de preencher, clique em OK”.