Precisando reduzir gastos? Confira 5 despesas que você pode cortar já!

Tema(s): Financeiro

Notou um certo descontrole nas contas da empresa? Na verdade, isso é normal. Mesmo as empresas mais lucrativas podem passar por períodos em que é necessário enxugar os gastos e reavaliar os custos, de forma a não inviabilizar o negócio.

Se você fez as contas e descobriu que precisa urgentemente recolocar a sua empresa nos eixos, siga as nossas dicas, reduza alguns gastos e veja logo os resultados!

Esqueça o telefone tradicional e aposte nas novas tecnologias de comunicação

A conta de telefone é um dos gastos que te dá dor de cabeça? Pois reduza imediatamente substituindo ligações interurbanas por Skype ou Viber, dois aplicativos gratuitos que permitem que você converse com qualquer interlocutor em qualquer parte do mundo praticamente de graça! Como a ligação é feita a partir da internet, seu único custo é o da banda larga, que você já utiliza na empresa.

Além desses aplicativos, incentive seus colaboradores a contatarem clientes e fornecedores por Messenger, Whatsapp e e-mail. Hoje em dia é muito comum a utilização dessas ferramentas mesmo para o fechamento de negócios, e todas são gratuitas.

Reduza ao mínimo os gastos com impressão

Imprimir documentos desnecessariamente, além de aumentar os gastos, ainda colabora para aumentar a poluição do meio ambiente. Incentive todos os colaboradores da empresa a imprimir cada vez menos interligando os departamentos em um mesmo sistema, de forma que os processos possam ser feitos eletronicamente. Acabe com os controles feitos em papel: você pode utilizar planilhas eletrônicas e meios de comunicação online (para a comunicação entre os departamentos) ou investir em um bom sistema de gerenciamento, que interliga os setores da empresa e possibilita a atualização em tempo real dos dados, economizando papel, tempo e minimizando erros de anotação.

Corte gastos com transporte e logística

Se você possui frota própria de veículos, seja para entregas ou para viabilizar os negócios (vendas externas, por exemplo), considere a terceirização. Na maioria das vezes vale a pena, pois os custos são bem menores e você não precisa se preocupar com manutenção de veículos ou em otimizar rotas de entrega, pois a terceirizada faz isso por você.

Se o seu negócio exige que você ou seus colaboradores viagem muito, pode ser interessante se associar a uma agência, que faz a busca pelas passagens mais vantajosas, para reduzir os gastos com viagens. Ou você mesmo pode utilizar sites como o decolar.com, especializado em passagens e hotéis, para buscar o menor preço.

Repense as embalagens de seus produtos

Em tempos de preocupação ambiental, as empresas têm reduzido significativamente a quantidade de embalagem utilizada, principalmente por exigência dos consumidores, muito mais conscientes em relação a isso. Pode ser uma oportunidade de redução de custos e de adequação da empresa a uma política ecologicamente correta. Reduza a quantidade de material usado nas embalagens e utilize papel e outros materiais reciclados e/ou alternativos.

Economize nas compras fechando parcerias

De tempos em tempos é preciso renegociar os preços com os fornecedores, de forma a reduzir custos de produção que possam encarecer o produto e inviabilizar o negócio. Além dessa renegociação, procure outros empresários e feche parecerias para a compra de alguns insumos ou materiais de consumo, de forma a poder negociar descontos ou condições mais vantajosas de pagamento. Um bom negócio para todos os envolvidos!

E então, gostou das nossas dicas para reduzir imediatamente alguns de seus gastos? Tem outras sugestões? Compartilhe com a gente!