Empresa Simples: quais documentos enviar mensalmente ao contador?

Tema(s): Contabilidade, Simples Nacional

Para o contador cumprir todas as obrigações mensais de uma empresa enquadrada no Simples Nacional, o empreendedor precisa garantir o envio dos seguintes documentos:

  • Para cálculo dos impostos mensais (DAS):
  1. Notas fiscais emitidas no mês;
  2. Se for uma empresa de serviços,  informar se houve retenção na sua nota fiscal;
  • Para cálculo dos encargos e folha de pagamentos (se tiver funcionário ou se houver retirada de pró-labore):
  1. Informações como: comissões, horas extras, controle de faltas, atestados médicos, adiantamentos;
  2. As rescisões e alterações de salário ou cargo dos funcionários do mês;
  3. Informação da retirada de pró-labore no mês;
  • Para preparo do balanço patrimonial:
  1. Notas e cupons fiscais de despesas operacionais;
  2. Cópias dos comprovantes de pagamento dos impostos e encargos;
  3. Extratos bancários, extratos de aplicações financeiras e cartão de crédito;
  4. Controle do caixa da empresa;
  5. Relatório com informações dos fornecedores a pagar e clientes a receber;
  6. Contratos e cópias de pagamento de empréstimos, financiamentos, leasing.

Se é verdade o que diz o ditado “quem não deve não teme”, o empreendedor que cumprir com essas obrigações pode ter certeza de que está colaborando com a perfeita execução do trabalho de seu escritório de contabilidade e poderá cobrar com tranquilidade seu contador para que ele cumpra as tarefas de regularização da empresa, conforme vimos no post: Quais as obrigações legais da empresa Simples?

* Lembramos que as informações deste post são gerais, podendo não se adequar perfeitamente a todas empresas. Para saber detalhes sobre sua empresa, recomendamos que procure o Contador.