Como consultar a regularidade da minha empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tema(s): Contabilidade, Contabilidade Online, Lucro Presumido, Simples Nacional

Você sabe como está a regularidade da sua empresa? A pergunta pode ser simples e, de pronto, a resposta pode ser positiva. No entanto, quando o assunto são as pendências, é importante ter certeza. Por mais que conte com o apoio de uma ótima contabilidade, é fundamental que todo o gestor realize semestralmente a emissão de certidões negativas. Uma boa ferramenta para ajudar o empreendedor nessa tarefa é o aplicativo http://www.empresaregular.com.br. Desta forma, ele poderá comprovar e ter certeza de que na sua empresa inexistem débitos ou irregularidades fiscais, trabalhistas e jurídicas.

Com essas certidões em mãos e constando qualquer problema, o empreendedor tem mais poder de ação, já que poderá acionar o advogado e o contador da empresa para solucionar qualquer pendência ou dívida, evitando, desta forma, possíveis processos judiciais ou o desequilíbrio econômico da empresa. Confira, logo abaixo, algumas certidões que você deve dar atenção.

Certidões municipais, estaduais e federais

Cada ente federativo da União possui certidões específicas, que servem para comprovar se a sua empresa possui alguma pendência fiscal ou débitos com estas entidades. No município, a certidão a ser retirada é a Certidão de Regularidade Fiscal. Já nos Estados, você deve emitir a Certidão de Regularidade da Fazenda Estadual. Por fim, é preciso procurar pela Receita Federal para a emissão da Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida da União.

Normalmente, é possível emitir todas essas certidões através dos sites de cada ente federativo. No entanto, se não é o caso do seu município ou Estado, procure a secretaria de fazenda.

Certidão Negativa de Débitos Previdenciários

Esta certidão é necessária para a comprovação de que a empresa está em dia com o Ministério da Previdência Social (INSS). É muito importante para a obtenção de financiamento público, participar de licitações, contratar com o poder público, dentre outras utilidades. O documento pode ser retirado no próprio site do Ministério da Fazenda.

Certidão de Regularidade com o FGTS

Da mesma forma que a Certidão Negativa de Débitos Previdenciários, essa certidão é fundamental para relacionar-se com a Administração Pública e com instituições oficiais de crédito. Comprova a situação da empresa com o Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), e sua retirada é feita exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.

Certidão Negativa da Justiça Federal

É a certidão que faz prova de ausência de processos judiciais cíveis, fiscais e criminais no âmbito da Justiça Federal. Fundamentais para qualquer relação com órgãos públicos. Pode ser retirada no próprio Portal da Justiça Federal.

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Por fim, faz-se necessária a emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, para comprovar que a empresa está regularizada também nessas questões. Além disso, é importante para empresas que trabalham com a terceirização do serviço. Sua retirada é feita no site do Tribunal Superior do Trabalho.

Em resumo, tirar essas certidões não é uma tarefa que será importante apenas para a própria percepção e análise do empreendedor, como também se fazem necessárias em diversas situações, principalmente se a sua empresa atua ou planeja atuar junto ao Pode Publico.

E você? Já consultou a situação da sua empresa? Ela está regularizada? Descubra mais dicas sobre contabilidade acessando o nosso site!