O que preciso da contabilidade para conseguir um financiamento?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tema(s): Contabilidade, Financeiro, Lucro Presumido, Simples Nacional

Através de um financiamento você poderá investir em novas estratégias, tecnologias, ou até potencializar seu capital de giro de uma maneira que você só conseguiria após gerar certo rendimento.

Porém, um financiamento não é um simples empréstimo e você precisará de alguns documentos e informações contábeis específicas para consegui-lo, pois o banco se tornará uma instituição investidora do seu negócio, que tentará ao máximo garantir seu retorno e segurança antes de dar o “ok” para sua requisição. Confira a seguir o que será exigido do setor contábil e como ele pode lhe ajudar neste momento.

Documentação regularizada

Prepare-se para reunir a mais completa documentação financeira já feita pela sua empresa. A contabilidade deverá lhe prover todos os balanços, registros contábeis e relações de faturamento. A previsão de faturamento também é crucial para a avaliação de sua requisição, e cada um desses elementos definirá o “sim” ou o “não” por parte da instituição financeira. Tudo dependerá de como todos estes arquivos influenciarão no julgamento: se sua empresa é investimento seguro e merecedor de crédito ou se é um risco que não compensa ser tomado. Como primeiro passo, é essencial que todos os elementos contábeis estejam em ordem e dentro da legalidade fiscal.

Além destes elementos contábeis, certifique-se também que seu CNPJ esteja regularizado e que o documento de constituição de empresa esteja devidamente registrado na Junta Comercial do seu estado. Tudo isso deve estar acompanhado dos documentos pessoais do proprietário ou dos sócios envolvidos.

Ainda há outras documentações que podem ser exigidas dependendo da instituição financeira responsável e do tamanho da empresa requerente, porém, os aqui apresentados são os essenciais para um financiamento sério e seguro. Tome cuidado ao lidar com supostas instituições que oferecem créditos facilitados sem a exigência desses documentos básicos mediante depósitos antecipados. Você pode acabar sendo vítima de um golpe ou de um péssimo negócio para o futuro de sua empresa.

Definição do seu modelo de financiamento

Cada modelo de negócio possui necessidades específicas e que podem ser supridas por planos diferentes que são oferecidos por bancos e instituições financeiras. Ao contrário do empréstimo comum, um financiamento a partir de sua requisição já deve ser justificado e comprometido especificamente para um fim necessário ao avanço do empreendimento, e por isso deve ser muito bem planejado desde o início.

O conhecimento contábil e a experiência ao lidar com políticas e planos de financiamento são ideais para analisar seu contexto financeiro empresarial e assim indicar as melhores alternativas, garantindo que o caminho seja traçado da maneira correta. Um plano concebido a partir desta base sólida, com certeza terá mais facilidades e um aproveitamento maior no momento de lidar com a instituição financeira escolhida.

O financiamento é um recurso que, se utilizado da maneira certa em um empreendimento que valoriza sua política contábil, torna-se um ótimo combustível para a busca de um grande rendimento empresarial. Por isso, é sempre uma boa alternativa a se considerar.

E você, está buscando de um financiamento para aumentar o potencial de sua empresa? A contabilidade está em ordem para conseguir este objetivo? Já contou com este recurso em algum momento?