PMEs devem contratar um contador?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tema(s): Contabilidade, Contador Online

Para muitos empreendedores, o papel do contador se limita apenas ao pagamento de tributos e na regularização da empresa frente a órgãos federais, estaduais e municipais, tanto na esfera trabalhista, quanto na esfera fiscal. Acontece que não é bem por aí. Atualmente, a contabilidade tem um impacto cada vez mais significativo nos negócios, principalmente para manter a empresa competitiva no mercado.

Planejamento tributário, gestão de riscos, auditorias, análises de desempenho e, até mesmo o enquadramento da empresa no regime de tributação mais benéfico, são apenas algumas das muitas atribuições de um contador. Sem ele o empreendedor perde uma importante fonte de informações que pode auxiliar decisivamente na tomada de decisões e no desenvolvimento da empresa. Em outras palavras, seu papel como consultor é uma chave para o sucesso.

No entanto, será mesmo que empresas de pequeno e médio porte necessitam de um contador no quadro de funcionários? Neste post, vamos procurar estabelecer as principais vantagens de se manter uma contabilidade dentro da sua empresa, independentemente de qual porte ela for. Confira a seguir!

Acompanhamento em todos os momentos

Um contador pode ser importante em todas as etapas da sua empresa, desde a sua origem até o seu fechamento, em última instância. Na primeira etapa, é ele quem poderá ajudar a definir o modelo de tributação mais adequado ao negócio, bem como a formação do capital social e da participação dos sócios.

Durante o desenvolvimento da empresa, ele será uma figura-chave, principalmente no que diz respeito às informações e ao planejamento financeiro da empresa, auxiliando diretamente na tomada de decisões. Além disso, poderá também auxiliar nos balanços mensais e na prestação de contas com o fisco e outros órgãos, além de manter a gestão atualizada a respeito de alterações na legislação tributária.

Por fim, o contador também será o conselheiro, que verificará se a empresa tem ou não possibilidade de um crescimento sustentável. Se for o caso de encerrar as atividades, seu papel também será fundamental em todas as etapas até a extinção.

Mas será mesmo necessário contratar um contador para uma PME?

Essa pergunta pode variar bastante de acordo com o nicho de mercado da sua empresa. No entanto, mesmo que não contrate um profissional no quadro fixo de funcionários, é de extrema importância que se busque o suporte de uma empresa terceirizada, que possa passar orientações, principalmente por meio de auditorias, ou apontar erros e falhas da gestão no campo financeiro e contábil.

Sem que isso seja feito, fica impossível saber se a situação da empresa está regularizada ou até mesmo se ela está economicamente saudável, o que evitará surpresas desagradáveis no futuro. As análises das demonstrações contábeis podem ser importantes, inclusive, para conseguir financiamentos bancários ou a ampliação de capital da empresa. Contar com uma empresa ou um profissional da área contábil significa ter maior segurança financeira e jurídica, já que estes são especialistas nessas áreas.

E você, já tem um sistema de contabilidade na sua empresa? Acesse agora mesmo o nosso site que fique por dentro dos nossos serviços!