Conheça os principais desafios de um profissional liberal

Tempo de leitura: 3 minutos
Tema(s): Empreendedorismo

Dono da própria rotina, o profissional liberal tem a flexibilidade como uma das principais vantagens da profissão. Cabe a ele gerenciar o próprio trabalho, definir quais serviços vai realizar, estabelecer horários e o preço a ser cobrado dos clientes. Muito bom, mas nada é tão simples assim.

Quem quer usufruir do bônus, precisa assumir o ônus. E no caso do profissional liberal, os desafios vêm da gestão dos negócios. Isso envolve, especialmente, questões financeiras e de mercado. Neste artigo, vamos falar sobre as 4 principais dificuldades e como é possível enfrentá-las.

Gerenciar o fluxo de caixa

O controle das finanças é um dos maiores desafios para os profissionais liberais. Gerenciar todos os custos e rendimentos pode se tornar um problema crescente se não forem tomados alguns cuidados.

Uma das formas mais práticas para organizar melhor o orçamento é por meio do fluxo de caixa. O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira imprescindível para qualquer negócio e consiste no registro e controle das movimentações financeiras.

Devem ser registradas as datas e os valores das entradas e saídas de dinheiro para que seja possível calcular o saldo do dia (dependendo das características da sua atividade, o controle pode ser semanal ou mensal).

Algumas dicas importantes para evitar erros no fluxo de caixa:

  • faça a separação das contas pessoais e profissionais;
  • tenha uma reserva mensal;
  • elabore um fluxo de caixa projetado.

Vale destacar que contratar um bom serviço de assessoria contábil simplifica esse e outros controles.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Precificar os serviços

Definir o preço dos serviços é outro problema que precisa ser enfrentado pelos profissionais liberais. O desafio, nesse caso, é estabelecer valores que sejam suficientes para atender às suas necessidades financeiras, mas que, ao mesmo tempo, sejam competitivos. Deve haver, portanto, um equilíbrio. Mas como alcançá-lo?

O primeiro cuidado que se deve ter é identificar quais são os seus custos e a média de lucratividade do segmento em que você atua ou dos preços praticados pelo mercado. É com base nessas informações que você deve começar a projetar qual é o lucro adequado para a sua realidade.

Você definirá preços mais competitivos se seguir estas dicas:

  • conheça o valor praticado pelos seus concorrentes;
  • identifique todos os seus custos (fixos e variáveis);
  • estabeleça a forma de cobrança (por hora ou preço fixo);
  • defina qual será sua margem de lucro.

Conquistar novos clientes

Atrair novos clientes é uma necessidade constante dos profissionais liberais. Felizmente, hoje há muitos recursos simples e baratos capazes de aumentar a sua visibilidade. Estamos falando das ferramentas de marketing digital. Quando você precisa de um produto ou serviço, qual é a sua primeira atitude? Isso mesmo, procurar na Internet. É por isso que o marketing digital deve ser o seu maior aliado nessa tarefa.

Quando falamos em marketing digital estamos falando, especialmente, da criação de conteúdo. Gerar conteúdo informativo, por meio da publicação de artigos em blogs e redes sociais, é um das principais maneiras de fisgar um possível cliente.

Algumas dicas úteis sobre isso são:

  • crie um site atrativo;
  • mantenha um blog atualizado;
  • use técnicas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization — SEO);
  • esteja ativo nas redes sociais;
  • seja ágil e cordial na interação com as pessoas;
  • divulgue seus canais de relacionamento para os clientes.

Cobrar os pagamentos dos clientes

Todo negócio está sujeito ao risco de inadimplência. Por que um profissional liberal estaria imune a isso? Pois é, não está. E o pior é que, diferentemente das médias e grandes empresas, ele não tem uma estrutura voltada para trabalhar exclusivamente com essa questão.

Apesar disso, é fundamental consolidar um mecanismo de cobrança para evitar que os atrasos se estendam por muito tempo. Algumas dicas para melhorar nesse ponto são:

  • trabalhe sempre com contratos bem elaborados;
  • estabeleça datas de pagamento, estimulando o pagamento antecipado ou à vista;
  • no momento de fazer cobranças, evite tons ameaçadores;
  • tente chegar a um acordo para quitação dos valores devidos;
  • evite fazer cobranças fora do horário comercial.

A vida de um profissional liberal pode não ser tão fácil quanto desejamos, mas é possível contornar os desafios para usufruir mais da liberdade que a atividade oferece. Por isso, siga essas dicas e passe por cima das dificuldades.

Gostou do artigo? Quais são os desafios que você enfrenta como profissional liberal? Aproveite, deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Sobre o Autor

Conte-nos o que achou!