4 ferramentas campeãs para a gestão das finanças da sua empresa

Tempo de leitura: 2 minutos
Tema(s): Financeiro

A gestão das finanças de uma empresa é uma parte delicada do negócio. A partir dela não é possível apenas entender como é gasto o dinheiro, mas também otimizar os investimentos que o farão ser competitivo no futuro.

Na prática, uma boa gestão financeira empresarial significa um profundo controle sobre o faturamento, despesas, impostos, estoque, pagamento de funcionários, tributos e investimentos. Diante de toda essa demanda, tentar manter a organização sem a utilização de ferramentas pode fazer o empreendedor perder o entendimento dos números.

Neste contexto, separamos quatro ferramentas que farão você otimizar a gestão das finanças da sua empresa sem comprometer o futuro do negócio. Confira!

Google Drive

À primeira vista o Google Drive não parece ser uma ferramenta indicada para a gestão financeira de uma empresa, já que sua suíte de ferramentas é voltada para produção de documentos. Porém, com a grande variedade de planilhas disponíveis na internet, essa ferramenta pode ser tornar uma grande aliada do empreendedor.

A partir de uma planilha de gestão financeira – o Sebrae disponibiliza gratuitamente uma série de planilhas para download: clique aqui para baixar –, é possível manter o controle da sua empresa a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. Como todos os dados são hospedados na nuvem, o Google Drive acaba sendo uma opção mais simples e sem custo para pequenos empreendedores.

ERP

Um ERP não serve apenas para gestão financeira. Na verdade, um software de ERP serve para a gestão de todo o negócio, desde recursos humanos até fabricação e marketing. Por este motivo também acaba sendo mais caro para implementar e manter.

Por outro lado, um ERP é extremamente útil para empresas que possuam um grau um pouco mais elevado de complexidade, principalmente com emissão de notas fiscais e integração com várias contas bancárias. Mesmo com o custo maior, os benefícios de um ERP farão com que o empreendedor consiga aumentar sua competitividade no mercado.

Money Manager

O Money Manager é uma ferramenta muito popular para a gestão financeira empresarial por dois motivos: primeiro que é grátis. A licença do software é do tipo GNU. Ou seja, você pode baixá-la, usar, modificar e até vender para outras empresas.

Em segundo lugar, o software atende mesmo as necessidades mais complexas de uma empresa, desde o lançamento de gastos até o controle dos pagamentos parcelados. O problema do Money Manager é a dificuldade de integrá-lo a outros sistemas, forçando muitos gestores a alimentar a base de dados manualmente.

Nibo

O Nibo é um software as a service, hospedado na nuvem, que faz todo o raio-x do departamento financeiro da empresa, permitindo incluir dados sobre funcionários e sócios. Não emite NFe, nem boleto, mas registra contas a pagar e a receber em períodos específicos. Não possui gestão de estoque.

Ainda que você tenha a melhor ferramenta de gestão financeira para a sua empresa, o acompanhamento do contador é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal, principalmente quando pensamos na complexidade do nosso sistema tributário. Dessa forma, aliar um bom software de gestão com um ótimo contador pode ser o segredo do sucesso da sua gestão.

E você, conhece alguma outra ferramenta que auxilie a gestão financeira das empresas?