Aprenda como não correr riscos ao escolher o seu CNAE

Tempo de leitura: 4 minutos
Tema(s): Gestão Financeira
Você busca consistência para o seu negócio?

Aposto que você não deseja “bater a cabeça” por diversas vezes, como muitos empreendedores, principalmente, na fase inicial, certo?

Algumas medidas preventivas são imprescindíveis para que você alcance o objetivo desejado.

Hoje, em especial, trataremos do código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), sua relevância, impactos na sua empresa e o porquê você deve se importar na hora de escolher o mesmo.

Você sabia que um bom planejamento tributário passa antes de tudo pela escolha ideal do seu CNAE principal e/ou secundário?

Escolher o CNAE devido poderá lhe poupar dinheiro. Isso sem falar que não correrá o risco de ser autuado pela fiscalização, quando essa descobrir que você escolheu uma numeração inadequada para seu serviço.

Você não quer aumentar os seus gastos, por falta de planejamento, nem ser autuado, e sofrer com tantos outros problemas advindos pelo erro da escolha do seu CNAE, correto?

Ter o código CNAE apropriado, para as atividades da sua empresa, lhe proporcionará mais efetividade, no seu negócio.

Saiba que essa numeração constará no Contrato Social da sua empresa, só para que possa entender o grau de importância da classificação apropriada.

Percebe o quanto é necessário ter conhecimento sobre essa questão?

Não vacile!

Se você deseja fugir dos problemas da mediocridade, se quer adquirir consistência, a longo prazo, e consolidar um negócio de forma longeva, fique ligado nos tópicos abaixo, pois serão preponderantes para alcançar o seu intento:

Qual a função do CNAE?

Você sabia que a escolha do seu CNAE será responsável por definir se sua empresa poderá fazer parte do Simples Nacional, a tributação correta e o seu sindicato?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE é uma classificação usada com o objetivo de padronizar os códigos de identificação de empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos, privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos.

O CNAE foi criado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para padronizar a identificação dos setores que geram riqueza para o país.

Esse código é tão importante que é utilizado pela Concla (Comissão Nacional de Classificação). Essa instituição está no coração do IBGE e a sua função é criar categorias que colaborem para administração pública do país.

O controle por categorias ajuda no aperfeiçoamento dos sistemas de informação do Estado e possibilita uma maior articulação entre as diversas esferas que compõe o mesmo (Municipal, Estadual e Federal).

Curioso para conhecer os benefícios que o CNAE poderá agregar para você?

Fique atento ao próximo tópico!

Benefícios do CNAE ideal para seu serviço

Os pontos positivos que o CNAE devido trará para você se estende ao Estado, também.

Vamos conhecer primeiramente os principais pontos que impactarão positivamente seu negócio:

  • Explora potencialidades e limites, na área de atuação.
  • Colabora para que conhecimento das suas obrigações fiscais
  • Imprescindível para escolha do Regime Tributário adequado

É importante salientar o que foi dito inicialmente: atentar-se para o CNAE lhe poupará dinheiro e o risco de ser autuado pelo Estado.

Um melhor controle do código ajudará o Estado na administração das áreas de atuação de diversas empresas dos mais variados cantos do país.

Apesar dessa classificação, diversas prefeituras e governos estaduais dispõem de outras listas de serviço próprias, o que muitas vezes atrapalha e burocratiza o trabalho das empresas. Isso vem a confundir o empresário comum, por aumentar a possibilidade de erros de classificação e trazer como consequência, até mesmo, multas.

Para agravar a situação, muitas prefeituras não oferecem nenhuma normativa que vincule o código CNAE ao código de sua lista de serviços.

Esta questão facilitará a sua vida, sobre o CNAE

Se deseja otimizar sua vida, ao descobrir a melhor forma de agilizar a resolução do seu problema, não perca a dica que deixarei logo abaixo.

Primeiro, você deve se perguntar: o que vendo?

Se você já estiver ciente da atividade que realiza, o próximo passo será analisar se há outros tipos de serviços que você presta e quais os seus respectivos CNAEs.

Em seguida, você deverá entrar no site e buscar o código que se refere aos seus serviços: Portal IBGE

Não se esqueça que você sempre será tributado pelo preço final do seu serviço. Por isso é tão importante a escolha do seu CNAE devido (ou CNAEs).

Quer um exemplo mais simples?

Toda empresa serve à um propósito e por isso deve dizer “para que veio ao mundo”, ou seja, dizer quais atividades vai executar. Por isso existe a CNAE, para que haja uma padronização das atividades. Essas ficam descritas no cartão CNPJ da mesma e servem para informar quais atividades empresariais você pode executar. Assim, uma empresa que tem CNAE de serviços agrícolas não pode executar um serviço de informática, por exemplo. Consulte a classificação completa da CNAE aqui.

A boa escolha da atividade da empresa é um dos principais passos na abertura e alteração contratual da empresa. O empresário que sabe escolher suas atividades da maneira correta evitará muitos problemas futuros para a empresa, inclusive no quesitos dificuldade de prestação de serviços ou venda de produtos.

Como revolucionar seu negócio, em apenas um clique

Você sabia que a abertura da sua empresa, definição do seu CNAE, Regime Tributário e elaboração de relatórios sobre a situação do seu negócio, para tomada de decisão, podem ser feitas de forma simples e ágil?

Mas antes de lhe dizer como isso é possível, preciso chamar a sua atenção para a seguinte questão, referente à CNAE:

A partir das deliberações da Comissão Nacional de Classificação – Concla, a CNAE 2.1 se tornou uma classificação estruturada de forma hierarquizada em cinco níveis, com 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 672 classes e 1318 subclasses.

Não se esqueça, atente-se para esse assunto, para otimizar o seu negócio.

Então, curioso para saber como resolver tudo que foi apresentado da forma mais rápida possível?

Já ouviu falar dos benefícios que a tecnologia aplicada à contabilidade agregou para as empresas?

Pois saiba que tudo isso está ao seu alcance, na palma da sua mão, em apenas um clique.

Conheça agora os serviços da Agilize!

Prestamos consultoria personalizada para ajudar nosso cliente e, tudo isso, sem cobrança de honorários.

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário, logo abaixo, assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Leia também:

Sobre o Autor

Conte-nos o que achou!