O que é e quais são as vantagens de ser Simples Nacional?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tema(s): Abrir empresa, Contabilidade, Glossário, Simples Nacional

Para você que está abrindo uma empresa ou está buscando diminuir a carga tributária da sua que atualmente está enquadrada no Lucro Presumido, iremos te ajudar neste post com uma breve e direta explicação sobre o Simples Nacional e seus benefícios.

O Simples Nacional é uma forma de tributação que unifica e facilita o pagamento dos impostos federais, estaduais e municipais das micro e pequenas empresas brasileiras, trazendo como principal vantagem a diminuição da carga tributária.

Uma grande diferença do Simples Nacional para outras formas de tributação é que a empresa que é optante por esse regime não precisa pagar impostos com guias diferentes e datas de vencimento distintas. No caso do Simples, o empresário efetua o pagamento de uma única guia (DAS), dia 20 de cada mês, abrangendo uma série de impostos e contribuições.

O cálculo desse DAS varia de acordo com o faturamento e a atividade da empresa. À medida que o faturamento da empresa cresce, a alíquota fica mais alta. Além disso, a depender da atividade, a alíquota e os impostos abrangidos pelo Simples se modificarão.

 As vantagens de ser optante pelo Simples Nacional são:

  • Redução da carga tributária, que pode ser bastante significativa. A depender da atividade, a empresa pode pagar apenas 4% a.m. sobre o faturamento;
  • Pagamento unificado dos impostos;
  • Diminuição das obrigações fiscais exigidas pela Receita Federal;
  • Redução considerável dos encargos da folha de pagamento;
  • Compensação no DAS dos impostos pagos antecipadamente.

E então, já se decidiu por se tornar Simples Nacional? Falta ainda saber qual alíquota sua empresa irá pagar. Clique aqui e veja as tabelas com os percentuais do Simples em relação a cada tipo de atividade. Vale ressaltar que é o faturamento nos últimos 12 meses que determina esta alíquota.

Lembramos que a escolha sobre a melhor forma de tributação de sua empresa (Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real) deve ser tomada com o máximo cuidado. É importante contar com a ajuda do seu contador para descobrir se sua empresa pode ser Simples Nacional e se esse tipo de tributação é, de fato, a melhor opção para sua empresa.

Sobre o Autor

Conte-nos o que achou!